Neste artigo vamos ver o que é lead, o que é conversão, o que é funil de vendas, o que call to action (CTA) e o que é langing page.
Existe muito material sobre marketing digital na Internet. Entretanto, a maioria é para quem já tem algum conhecimento sobre o assunto. Muitos trazem termos que uma pessoa leiga não consegue entender.
Aqui vamos falar sobre alguns termos de forma simples e com exemplos. Dessa forma, esperamos que todos possam entender o que é marketing digital e possam se mais informar sobre o assunto.
Estes são alguns dos termos básicos que você precisa conhecer:
- Lead – pessoa que mostra interesse no seu produto ou negócio. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato em um site, em troca de uma oferta ou brinde.
- Conversão – quando o lead se converte de interessado em comprador ou cliente
- Funil de vendas – todo o processo de venda que vai se estreitando. Desde a aproximação com possíveis compradores, passando pelo convencimento e geração de leads, até a conversão de leads em compradores.
- Call to action (CTA) – chamada para uma ação que você quer que uma pessoa realize
Uma história para exemplificar
Digamos que você é um vendedor em uma sapataria de shopping. Esta loja colocou todos os sapatos em promoção e vários cartazes nas vitrines indicam isso.
Uma pessoa que foi ao shopping para fazer qualquer outra coisa. Ela passa em frente a sua loja, vê os cartazes e resolve. A sua intenção é ver se alguma coisa lhe interessa. Neste momento, essa pessoa entra no funil de vendas. Ou seja, uma pessoa interessada no que a loja tem a oferecer mas que não tem a intensão de comprar.
Neste momento você se aproxima e pergunta se pode ajudar. Ela diz que está apenas olhando. Você percebe que ela está olhando um determinado produto e puxa uma conversa sobre o produto.
Papo vai, papo vem, a pessoa diz que tem interesse naquele produto. Então você pensa: ok, então ele precisa do produto.
Avanço no nível do funil
Deste ponto em diante começa o processo de venda. O possível cliente avança no funil de vendas deixando de ser apenas uma pessoa interessada e torna-se um lead.
Você começa a mostrar vários modelos de tênis, as qualidades e características de cada deles e no final dá um call to action (CTA) dizendo para o cliente deve comprar antes que o estoque se esgote.
Call to action ou CTA, que significa chamada para a ação, nada mais é do que fazer com que a pessoa faça o que você quer que ela faça, ou melhor, induzir a pessoa a fazer algo. Neste caso, comprar um tênis. E para isto, você usa o argumento de que se o cliente não comprar agora, o estoque pode se esgotar.
Finalmente o cliente resolve comprar um dos modelos de tênis e é neste ponto que você faz o lead deixar de ser apenas uma pessoa interessada em comprar e avançar no funil de vendas e se torne um comprador, ou seja você converteu o lead, você obteve uma conversão.
Landing page
Uma landign page é um instrumento que pode te ajudar no processo de captação de leads e na futura conversão de leads em clientes.
Você pode saber mais sobre landing pages neste artigo mas basicamente uma landing page é uma página onde o interessado pelo seu produto pode iniciar um relacionamento com a sua empresa tornando-se um lead. Para isso ele deve fornecer alguma informação, geralmente nome e e-mail, em troca do acesso a algum conteúdo que ele achar relevante com um e-book ou infográfico.
A landing page geralmente conta com um formulário e uma call to action para que o visitante execute a ação desejada, normalmente o envio do formulário.
E assim concluímos nosso pequeno vocabulário de termos sobre marketing digital. Se você tiver alguma dúvida que deseje solucionar, pode nos contactar por e-mail através da página de contatos ou pelo Whatsapp.
Até o próximo artigo.