Neste artigo vou ensinar como transferir as mensagens de e-mail de uma conta do Gmail para outra conta do Gmail.
Antes de mais nada, para fazer isso, você precisa ter acessa às duas contas. A transferência sera feita através do serviço POP do Gmail, então necessários fazer algumas alterações nas contas.
ETAPA 1: CONFIGURAR A CONTA DE ORIGEM
Nesta etapa vamos configurar a conta de origem das mensagens para que ela permita a transferências pelo serviço POP do Gmail.
1. Faça login na conta de origem do Gmail (da qual você deseja importar as mensagens).
2. No canto superior direito, clique em e depois em Configurações ()
3. Clique na guia Encaminhamento e POP/IMAP.
4. Na seção “Download por POP”, selecione Ativar POP para todos os e-mails. Isso fará com que todas as mensagens, as novas e as antigas sejam transferidas.
5. Recomendado: ao lado de “Quando as mensagens são acessadas com o POP”, selecione a opção manter cópia do Gmail na Caixa de entrada.
6. Na parte inferior, clique em Salvar alterações.
ETAPA 2: CONFIGURAR A CONTA DE DESTINO
1. Faça login na conta do Gmail para a qual você deseja importar.
2. No canto superior direito, clique em e depois em Configurações ().
3. Clique na guia “Contas e importação” ou somente “Conta”.
4. Na seção “Verificar o e-mail de outras contas”, clique em Adicionar uma conta de e-mail. Uma nova janela do navegador será aberta.
5. Digite o endereço de e-mail da conta, da qual as mensagens serão transferidas (conta de origem) e clique em Próxima etapa. Você poderá receber uma mensagem perguntando se você que enviar mensagens pela conta de origem. Nesse caso, selecione a opção que indique que você quer apenas importar os e-mails da outra conta.
6. Verifique o campo Nome de usuário (no Gmail, o nome do usuário é o endereço de e-mail completo) e digite sua senha.
7. Em Servidor POP, verifique se o host e a porta estão corretos.
8. Recomendado: marque as caixas ao lado das opções abaixo:
- “Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail”
- “Marcar as mensagens recebidas” (indica de qual pasta as mensagens devem ser importadas. Selecione o endereço de e-mail da conta de origem, isso indica a pasta raiz ou principal da conta.)
- Deixe as outras caixas desmarcadas.
9. Clique em Adicionar conta.
SE O SERVIDOR NEGAR O ACESSO
• Se você usa uma conta do trabalho ou da escola: na seção “Servidor POP”, digite mail.domain.com (substituindo domain.com pelo domínio da sua empresa ou escola) e selecione a porta 110.
• Se você usa registros MX do Google com sua conta do trabalho ou da escola: na seção “Servidor POP”, digite pop.gmail.com e selecione a porta 995.
Se mesmo assim você ainda tiver dificuldades, acesso a ajuda do Google e leia os itens “Servidor negou o acesso POP3” e “Estou recebendo outro erro”.
Feito isso, aguarde alguns instantes e verifique a caixa postal da conta de destino. Uma nova pasta será criada tendo como nome o endereço de e-mail da conta de origem. As mensagens serão transferidas para esta pasta. O processo pode levar algumas horas mas você pode verificar o que número de mensagens na pasta vai aumentar.
Também é possível verificar o andamento da transferência acessando novamente as configurações da sua conta.
1. No canto superior direito, clique em e depois em Configurações.
2. Clique na guia “Contas e importação” ou somente “Conta”.
3. Verificar a seção “Verificar o e-mail de outras contas”.
Na seção “Verificar o e-mail de outras contas”, deve aparecer o endereço da conta de origem e o andamento da transferência.