Este é o primeiro de uma série de três artigos sobre bookmarklets. Neste primeiro artigo vamos entender o que são e como criar um bookmarklet bem simples.
Resumindo, bookmarklets são scripts em Javascript incluídos nos favoritos. Por exemplo, digamos que você tenha uma entrada nos seus favoritos para abrir o seu Facebook. Esta entrada seria apenas o URL do Facebook. Quando você clica nesta entrada, o Facebook é aberto na guia atual. Mas em vez disso, eu quero que o Facebook seja aberto em uma nova janela. Para isso vamos criar um bookmarklet. Primeiro vamos abrir os favoritos para edição. No Chrome, pressione Ctrl+Shift+o. Na seção lateral esquerda da janela, clique com o botão direito do mouse na pasta Barra de favoritos e em seguida, em “Adicionar página…”. Em nome, informe “teste de bookmarklets”, e em URL digite o código abaixo.
window.open("http://fb.com","newtab_face");
Pronto, abora você tem uma entrada na barra de favorito que quando clicada, abrirá o Facebook em uma nova guia do navegador. Mas ainda existe um detalha importante. Como um entrada nos favoritos, deve abrir um site, você vai notar que ao editar a nossa entrada, vai notar que foi inserido o prefixo “http://” ao javascript, e ao clicá-la ocorrerá um erro. Para evitar isso, vamos incluir o prefixo “javascript:” antes do nosso código que ficará assim:
javascript:window.open("http://fb.com","newtab_face");
Isso indica que se trata de um script e não de um URL, e o navegador irá interpretá-lo da forma correta.
O prefixo só precisa ser incluído uma vez no início do script. Vamos fazer uma alteração no bookmarklet para exibir uma mensagem informando que o Facebook será aberto em uma nova guia.
javascript:alert("O Facebook será aberto em uma nova guia.");window.open("http://fb.com","newtab_face");
Pronto, nosso bookmarklet já está pronto e funcionando e já temos um bom conhecimento sobre o assunto. Agora podemos desenvolver bookmarklet mais completos.
No segundo artigo, vamos ver como utilizar um bookmarklet para agilizar o desenvolvimento de um formulário web, automatizando o preenchimento do formulário poupando tempo e os nervos do programador que não precisará mais preencher várias e várias vezes o formulário para testá-lo.
No terceiro artigo, vamos desenvolver um bookmarklet para o nosso sistema de login do Google que poupará a digitação dos dados de login.
Bom é isso ai, espero que esta série seja útil a todos. Não deixe de ler o segundo artigo da série.