Por que ter um site? Quais os motivos para sua empresa ter um site próprio para atrair clientes?

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Você já deve ter se perguntado porque sua empresa precisa de um site próprio? Então veja neste artigo 5 benefícios que um site pode trazer, da exposição da marca ao aumento em vendas!

Cinco motivos para sua empresa ter um site

Por que uma empresa precisa ter um site? Veja 5 motivos:

  • Para ser encontrada no Google
  • Para ganhar autoridade no mercado
  • Para expandir seus negócios
  • Para se relacionar com sua audiência
  • Para fazer mais vendas

Você ainda se pergunta por que a sua empresa precisa ter um site? Então responda a esta pergunta: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?

O segmento, local ou tamanho não importa, esse é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso. Ter um site próprio é o mínimo que a sua empresa precisa para ter presença digital.

Nesse artigo, vamos tratar de todas as vantagens que um site com domínio próprio pode proporcionar à sua empresa. Porém, antes de tratarmos dos benefícios, vamos falar de 3 objeções bastante comuns nas mentes dos que acham que um site não é importante para os negócios. Pode ser que uma delas – ou todas – seja o motivo que ainda esteja te impedindo de ver porque ter um site é importante, o que pode estar atrasando a evolução da sua empresa no mundo digital.

As 3 objeções mais comuns quando se questiona por que uma empresa precisa ter um site

Cada vez mais empresas estão questionando por que ter um site se elas têm a sua disposição as redes sociais. Entretanto, essa não é a única objeção apresentada pelas empresas. A seguir, separamos aquelas que mais costumamos ouvir de empresários que ainda não enxergaram como ter um site para a sua empresa é importante para os negócios.

Objeção 1: “Por que ter um site se não vendo pela internet?”

Sim, fazer vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Todavia, é incorreto afirmar que um site só serve para vendas. Se isso fosse verdadeiro, todos os sites da Internet teriam como propósito comercializar produtos ou serviços. Entretanto, sabemos que não é isso o que acontece.

Se o seu negócio for local, como um restaurante, um salão de beleza ou um estúdio de arquitetura, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.

O Google é amplamente utilizado por pessoas para buscar soluções e serviços para seus problemas, por isso quando alguém procurar por “salão de beleza em São Paulo”, “arquitetos em Florianópolis” ou “restaurante italiano em Porto Alegre”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca.

Outro fator que prova a importância de ter um site: um site próprio transmite uma imagem mais profissional ao usuário do que um simples perfil em uma rede social ou marketplace. O site, nesse caso, pode cumprir a tarefa de ser o primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. Uma boa primeira impressão é essencial para que o visitante se transforme efetivamente em um novo cliente.

Objeção 2: “Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?”

É exatamente por sua empresa ser pequena é que um site pode ajudar muito no crescimento do seu negócio. Ter um site é um passo fundamental para dar início a uma estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração), que funciona muito bem para dar tração inicial a micro empresas, startups e profissionais individuais.

O Inbound Marketing é uma forma de publicidade on-line na qual a empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. O Inbound Marketing é a melhor estratégia de marketing digital para uma empresa.

O Marketing Digital é feito sobre medida para uma pequena empresa, já permite um investimento baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas. Por outro lado, o marketing tradicional precisa de um investimento elevado já no início.

A Concepção Web mantém este blog há vários anos com artigos sobre tecnologia como forma de manter um arquivo para consultas futuras. Há cinco anos resolvemos levar o blog a sério e criamos o site atual. Desde então, começamos a publicar artigos direcionados ao público em geral. Essa estratégia foi fundamental para fazer com que a roda começasse a girar e novas oportunidades surgissem.

O Inbound Marketing é uma forma interessante e um diferencial para você inserir sua empresa no mercado, uma vez que fica difícil competir com empresas grandes e já consolidadas utilizando-se das mesmas táticas de marketing.

Objeção 3: “Eu já tenho uma página no Facebook, para que ter um site?”

Ter uma página ou perfil nas redes sociais para a sua empresa é outro item fundamental para o Inbound Marketing, assim como o site. Um canal não substitui o outro. Porém, sem um site com um domínio próprio com o nome da sua empresa, fica difícil passar uma imagem profissional para o público e a geração de Leads (oportunidades de negócio para a empresa).

Pense nisso. Para onde você acha que seria mais interessante levar seus Leads, para seu site ou para uma página nas redes sociais? 

Fazendo uma analogia com o mundo real, onde você acha que seria melhor encontrar com seus clientes para fechar vendas importantes? Na sede da sua empresa onde você vai poder ter toda a atenção do cliente, ou em uma grande feira de negócios onde seus concorrentes estão apresentando produtos iguais aos seus e ficam tentando chamar a atenção – e até pagando por essa atenção?

As mídias sociais são excelentes canais de geração de tráfego para o site e de engajamento do público com a empresa. Ou seja, devem ser mais um acréscimo à estratégia de marketing digital de todo negócio, mas não como o principal canal. O principal canal de marketing digital da sua empresa deve ser o site.

Por que uma empresa precisa ter um site? Veja 5 motivos.

Agora que já vimos e comentamos as 3 objeções mais utilizadas entre as empresas que ainda não entenderam a importância de ter um site, vamos falar agora dos 5 motivos que vão te mostrar por que ter um site é importante para a sua empresa e as vantagens trazidas para seu negócio.

1 – Para que sua empresa possa ser encontrada

Ok, sua empresa é a melhor no que faz. Pode ter o melhor atendimento do mercado e oferecer altíssima qualidade nos produtos ou serviços. Mas de que vale tudo isso se as pessoas não conhecem o seu negócio?

Um site é a forma mais simples e rápida da sua empresa ser encontrada na internet. O principal meio de pesquisa que uma pessoa usa quando está a procura de algum produto ou serviço para adquirir é o Google.

Se a pesquisa for sobre o seu nicho de mercado, sobre o seu produto, ou sobre a sua empresa, é importante que você tenha um bom site para que a pessoa interessada possa encontrar a sua empresa.

2 – Para ganhar autoridade no mercado

Imagine que você tenha um problema e pesquisa no Google por uma empresa que possa ajudá-lo a resolver o problema. Feita a pesquisa, o Google te retorna duas empresas e só uma delas possui um site, em quem você confiaria mais? Na empresa com um site com domínio próprio ou em uma empresa que só tem uma fan page no Facebook?

Não é nossa intenção desmerecer as mídias sociais. Como dito acima, as mídias sociais têm um papel fundamental em uma boa estratégia de Marketing Digital. O ponto é que um site é muito mais flexível graças a possibilidade da sua personalização e de ser uma canal mais profissional do que um perfil em uma rede social.

Um site oferece muito mais recursos a uma empresa para promover o seu produto. Além disso, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a pessoa interessada que entende do assunto e que tem capacidade técnica para solucionar os problemas que ela enfrenta. Um site é um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3 – Para expandir o negócio

Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Claro que o objetivo de qualquer empreendedor é fazer o seu negócio crescer e para isso, o Inbound Marketing é a melhor opção.

A aplicação de uma metodologia de marketing digital, com a utilização do Inbound Marketing, ajuda milhares de empresas nessa escalada para o sucesso. No entanto, nada disso seria possível se essas empresas não tivessem um site com um domínio próprio.

Para conquistar mais clientes, você precisa gerar mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitas ao seu site. E para gerar mais visitas, você precisa de um site para recebê-las.

Muitas vezes, o primeiro canal de contato entre as empresas e um possível cliente, é o site. Isso mostra como ter um site é importante. O Inbound Marketing permite que as pessoas cheguem até a sua empresa em vez da sua empresa ir atrás delas e a longo prazo, isto é um processo bastante vantajoso.

4 – Para se relacionar com sua audiência

Desde que a internet se tornou presente em nossas vidas durante todos os minutos do nosso dia, a forma como as pessoas consomem produtos e serviços mudou. Pesquisar na Internet antes de adquirir produtos e serviços já é um hábito consolidado pelo consumidor.

O consumidor não possui mais um papel apenas que apenas reaja ao marketing e à publicidade. Hoje é absolutamente normal que o consumidor pesquise sobre determinada marca ou procure por uma solução para o seu problema na internet antes de tomar a decisão de comprar. Por isso que a importância de ter um site para manter um relacionamento com o cliente deve ser entendida pelo empreendedor que deseja fazer o seu negócio crescer.

Existem várias formas de se criar e manter um relacionamento entre o seu público e a sua empresa através do seu site, e todas elas funcionam muito bem:

  • Criar uma seção de blog no site para publicar artigos com conteúdo sobre problemas que o seu público enfrenta;
  • Responder aos comentários das pessoas nas publicações do blog;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Criar treinamentos online para clientes;
  • Ter um canal de troca de mensagens em real-time (chat, Whatsapp, etc) para atender aos clientes.

Estas são apenas 5 formas, mas há muitas outras formas. O fato principal é que você precisa saber que o site da sua empresa é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante precisa ser tratado como se estivesse visitando sua empresa.

5 – Para vender

Depois de atrair o visitante, convertê-lo em um possível cliente e criar um relacionamento com ele, chegou a hora de vender.

E por que ter um site é importante nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, em que o vendedor atua como um consultor: diagnosticando e entendendo o momento do cliente para que, juntos, concluam se a oferta faz sentido, como para vendas self-service, como é o caso dos e-commerces.

No modelo de venda consultiva, o site deve ser um apoio ao vendedor na hora de atender o cliente. É fundamental que o site funcione como uma vitrine virtual contendo uma área com as soluções e os preços de seus produtos.

Se sua venda for self-service (e-commerce), um site ajudará a ampliar a atuação do seu negócio ao permitir que os clientes façam a compra onde e no momento em que estiverem mais confortáveis. Não importa a hora ou o lugar, o seu site estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. A internet nunca fecha. Ou seja, com um site, seu negócio não estará limitado pelo horário comercial para atender ao seu público.

E então, entendeu como ter um site é importante para a sua empresa?

Relembrando, seu negócio ter um site próprio é parte fundamental para uma estratégia sólida de Marketing Digital com foco em resultados. O site é o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua imagem no mercado digital e auxiliar sua empresa em diversos fatores, como ser encontrada, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar como público.

Se você ainda está pensando se contrata ou não o serviço de criação de site para a sua empresa, não perca tempo.

Por outro lado, se sua empresa já possui um site, tenha em mente que o primeiro passo já foi dado, mas não fique parado no tempo achando que tudo está resolvido. Existem outros passos que precisam ser planejados e executados, como:

  • as otimizações de conversão,
  • as otimizações para SEO,
  • as atualizações no design,
  • o planejamento de conteúdo,
  • as adequações no layout para dispositivos móveis, etc.

Esperamos que esse artigo tenha tirado algumas dúvidas a respeito da importância de um site para o seu negócio. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira acrescentar algo ao debate, pode usar os comentários ou compartilhar esse artigo com seus amigos e clientes que ainda possuem objeções para criar um site com um domínio próprio.

Até o próximo artigo. Não deixe de comentar e de compartilhar.

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

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