Facebook Linkedin Instagram Pinterest

Habilitando conexão remota no MySQL numa rede local.

Vamos ver nesse artigo como configurar a conexão remota no MySQL que está instalado em uma máquina e precisa ser acessado através de um SGBL como o WorkBench por exemplo, instalado em outra máquina em uma rede.

Antes de prosseguir, é preciso fazer uma resolva. Para fazer o procedimento deste artigo, você precisa ter acesso ao arquivo arquivo de configuração do MySQL (my.ini) no servidor. Também é preciso alertar que alterar este arquivo pode causar problemas no funcionamento do MySQL. Portanto se você não tem os conhecimentos técnicos necessário ou pouca experiência neste tipo de processo, é aconselhável que você procure um profissional mais experiente para te ajudar. Mas se você resolver prosseguir por conta própria, faça um cópia de segurança do arquivo my.ini.

Por padrão, o MySQL possibilita a conexão como os softwares da administração, somente na máquina em que o MySQL está instalado. Ou seja, se o MySQL está instalado na máquina com o IP 192.168.0.142 e é necessário acessar o banco de dados com o MySQL Workbench ou qualquer outro soft administrativo instalado em outra máquina, a conexão com o banco será recusara.

Ao instalar o MySQL na rede (ou ao usar o EasyPHP ou Wanp), ele é configurado para ser acessado apenas pelo IP 127.0.0.1, ou seja a máquina local. Para habilitar a conexão remota com os aplicativos de gerenciamento, é necessário alterar esta configuração.

Abra o arquivo my.ini e substitua a linha bind-address = 127.0.0.1 por bind-address = 0.0.0.0, seu my.ini deve ficar assim:

[mysqld]
datadir = ${path}/mysql/data
basedir = ${path}/mysql
#bind-address = 127.0.0.1
bind-address = 0.0.0.0
#Uncomment for use on USB key
#skip-innodb
port = 3306

Depois de fazer a alteração no My.ini, o banco de dados deve ser reinicializado.

Feito isso, é preciso garantir o acesso para o usuário que vai ser usado na conexão, o root por exemplo, em para qualquer IP. Isso pode ser feito com o comando SQL abaixo.

GRANT ALL ON *.* TO ‘root’@’%’ IDENTIFIED BY ‘suasenha‘;

O sinal % significa “qualquer IP”, ou seja,  indica que o usuário pode acessar o banco de dados em qualquer máquina da rede. Para habilitar o acesso apenas para um único IP, substitua o sinal % pelo IP desejado, assim somente a máquina com o IP indicado poderá conectar o servidor.

Essa mudança nos privilégios do usuário também pode ser feita no PHPMyAdmin. Entre em Privilégios, localize o usuário e clique no ícone na última coluna da tabela. Localize o quadro “Informação de login” e em Servidor seleciona “Qualquer servidor”. O sinal % deve aparecer no campo ao lado.

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts

Olá, antes de continuar, precisamos que você forneça algumas informações.

Desenvolvido por Concepção Web.