Diferentemente do que muita gente pensa, nomes de domínio, sites e URLs não são a mesma coisa.
O nome de domínio é o endereço que as pessoas usam para visitar um site. É aquilo que vem depois da arroba (@) no endereço de e-mail ou após as duas barras (//) no endereço Web. Por exemplo, a URL ou endereço WEB completo da página de contatos do nosso site é https://www.concepcaoweb.com.br/contatos, e o nome de domínio é “concepcaoweb.com.br”. Como isso, embora exista uma relação, nomes de domínio e URLs não são a mesma coisa. Se compararmos com um edifício, o domínio seria o endereço do edifício, e a URL seria o itinerário completo do local, incluindo o apartamento ou sala comercial específico dentro deste edifício.
O que é um endereço Web?
No exemplo do endereço da nossa página de contatos, https://www.concepcaoweb.com.br/contatos, temos:
- HTTP/HTTPS indica o protocolo de envio de informações para este site. O “S” significa seguro e indica que existe um certificado SSL para este domínio.
- WWW, subdomínio semelhante a uma pasta no seu computador. Também poderia ser outro subdomínio qualquer que referencia uma pasta na estrutura de arquivos do seu site, como por exemplo http://flippage.concepcaoweb.com.br. Neste caso “flippage” é o subdomínio referente a pasta do nosso site exclusiva para o hotsite deste serviço prestado pela CW.
- O domínio de segundo nível (concepcaoweb.com.br), é realmente o domínio. É o que você realmente adquire o direito de usar como seu endereço web ao registrar um domínio.
- Domínio de topo é basicamente a categoria do domínio (.com, .net, .org, etc). No Brasil, o Registro.br lançou recentemente novas categorias de domínios de topo, o que divulgamos nesta publicação na nossa “fanpage” no Facebook.
- Nome da página ou arquivo. No exemplo, “contatos” é o nome da página de contatos do nosso site.
- Extensão de página ou do arquivo a ser exibido, como .html ou .php. No exemplo, não temos a extensão da página pois “contatos” é um apelido que faz com que o sistema do site carregue e execute vários scripts que geram a página.
Como funcionam os nomes de domínio?
Para finalizar este artigo, vou tentar dar uma noção básica de como um domínio funciona.
Quando você digita o endereço de um site na barra de endereço do seu navegador, o navegador se conecta com o servidor do seu provedor de conexão de Internet para requisitar o site.
O no servidor do seu provedor de acesso a Internet existe um sistema chamado DNS, ou Sistema de Nome de Domínio. Este sistema tenta localizar o domínio do site em uma tabela de relacionamento entre os domínios, o IPs e pastas de arquivos. Ao localizar o domínio na sua lista do DNS, o servidor do seu provedor envia a sua requisição para a máquina na Internet com o IP indicado na lista. Esta nova máquina repete a operação de consulta no seu DNS para confirmar que o IP é de uma máquina conectada `a sua rede.
Se a máquina verificar que o domínio aponta para o seu próprio IP ou para o IP de uma máquina da sua rede local ou interna, ela localiza o site na pasta indicada pelo servidor DNS e responde a requisição que faz todo o caminho de volta.
Se a máquina não encontra o domínio na sua lista do DNS ou se encontra mas o IP indicado é de outro DNS na Internet, ela envia a requisição para este DNS e o processo se repete no próximo DNS, e no próximo, até que algum encontre o domínio na sua lista de domínios vinculado ao seu próprio IP ou ao IP de uma máquina na sua rede local.
No final de todo esse processo, os arquivos do site são enviados para o seu navegador que os interpreta e exibe o site na tela.
E com isso, finalizo este artigo mas vou voltar a falar deste assunto nos próximos artigos, então curta a nossa página do Facebook para ser informados sobres os próximos arquivos. Até o próximo artigo.